Prezado(a) Credenciado(a),
A fim de esclarecer as dúvidas sobre a operacionalização do sistema Maidha, segue informações complementares ao Material de Apoio disponibilizado na página do PAS UFMS: https://infoway.atlassian.net/wiki/spaces/UFMSSAUDE/overview
(INFORMATIVO – IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA, de 25 de abril de 2022).
Para mais informações sobre o informativo:
Informativo Fluxo Credenciados.pdfBaixar
Atenciosamente,
Time Seas/Dias/Progep
FLUXO DE ATENDIMENTO
PASSO A PASSO
CONSULTA ELETIVA
SOLICITAÇÃO
Para solicitar uma consulta eletiva é preciso acessar o sistema com login de Prestador.
Após entrar no sistema, siga o seguinte fluxo:
Fluxo: Consulta Eletiva → Solicitar Consulta
Preencha o número do CPF do beneficiário, confira as informações e avance.
4) Preencha o Tipo de Consulta, Médico e Especialidade.
Tipo de Consulta: escolha Primeira Consulta
Médico: pesquisar por parte do nome ou CRM;
Especialidade: especialidade do atendimento.
Médico: pesquisar por parte do nome ou CRM;
**Tipo de Consulta: RETORNO
Ao selecionar a ABA RETORNO – não haverá cobrança de consulta, sendo assim o valor aparecerá R$ 0,00 no Faturamento.
5) Confira as informações da guia. Se estiver tudo certo basta clicar em avançar novamente para gerar o número de autorização (número da guia).
**É necessário a IMPRESSÃO da guia, seguida da assinatura do beneficiário, para que esta seja enviada para o Faturamento
Link do vídeo explicativo do material de apoio:
https://infoway.atlassian.net/wiki/spaces/UFMSSAUDE/…
CANCELAR GUIA
Para cancelar guia de consulta, acesse:
Fluxo: → Principal → Cancelar Guia OU Atendimento → Cancelar Guia
1) Informe o número da guia e selecione Avançar.
2) Preencha o campo Motivo e selecione Avançar para concluir o cancelamento da guia.
Link do vídeo explicativo do material de apoio:
https://infoway.atlassian.net/wiki/spaces/UFMSSAUDE/…
FATURAMENTO
COMO FATURAR A GUIA:
Obs: O processo de “Fechar Guia” são para os Atendimentos: Cirurgia Ambulatorial, Atendimento Odontológico, Atendimento de Urgência e Internações, realizar antes de gerar lote.
Tipo de login: Prestador / Atendente de Prestador
GERAR LOTE
1) Fluxo: → Faturamento → Geração de Lote
** Informe a competência, em seguida o tipo de atendimento (conforme o atendimento realizado, Consulta de Urgência, Internações, Consultas, Exames, Cirurgia Ambulatorial, Quimioterapia, Radioterapia, Terapias, Honorários, Guia de Recurso de Glosa, Cirurgia Odontológica, Consulta Odontológica, tratamento Odontológico e Consulta Odontológica de Urgência) e avance.
2) Selecione as guias que deverão constar no lote marcando (1) apenas algumas (conforme desejo de quem está faturando) ou poderá selecionar (2) uma das opções exibidas na parte superior da página. Em seguida clique em avançar.
O sistema permite enviar lote com até 100 guias, caso ultrapasse marque apenas 100 e gere um novo lote com as demais.
3) Confira as informações e ao avançar novamente será gerado o número do lote.
4. Após a geração do lote é preciso imprimir. Essa impressão é chamada de Capa de Lote. É a partir da capa do lote que serão organizadas as guias que fazem parte dela.
CANCELAMENTO DE LOTE
Login: Prestador / Atendente (Faturista) de Prestador
Fluxo: → Faturamento → Cancelar Lote de Guias
1) Informe o número do lote e clique em avançar.
2) Confira as informações e avance.
Se o lote estiver com situação diferente de Enviado(a), não será possível o cancelamento. Outras situações possíveis após o envio são: Recebido(a), Auditado(a), Faturado(a).
3) Informe o motivo do cancelamento e “avance”.
Quando o lote é cancelado, todas as guias dele voltam para a situação anterior à geração de lote.
EXAMES ELETIVOS
SOLICITAÇÃO
O credenciado que solicitar o exame deverá registrar no sistema eletrônico.
Fluxo: Exames e Terapias → Solicitar Exames
1) Informe o número do Cartão do beneficiário ou CPF do titular e avance.
2) Informe o MÉDICO SOLICITANTE, ESPECIALIDADE, PROCEDIMENTO, QUADRO CLÍNICO detalhado e ANEXO com o pedido médico.
Os exames complementares devem ser anexados para comprovar a necessidade de realização de exames de alta complexidade e alto custo.
3) No momento de informar o Procedimento e a Quantidade do(s) exame(s), observe que existe a opção INSERIR:
Faz-se necessário selecionar (pressionar) a opção INSERIR para que o exame possa ser Incluído na guia, caso contrário o sistema irá apresentar a validação “O campo procedimento deve ser preenchido“.
Caso seja necessário a solicitação de mais de um exame na mesma guia, o processo deve ser realizado com cada item, só após Inserir os itens na guia é que será permitido a geração da autorização.
4) Após preencher todos campos supracitados, confira as informações e clique em avançar para gerar o número da guia de solicitação de exames.
Clique em imprimir.
Observação: Alguns exames poderão ser autorizados automaticamente e outros aguardarão regulação médica.
Para casos em que o procedimento solicitado exigir regulação, acompanhe o andamento da guia através do Fluxo: Relatórios → Atendimento → Visualizar/Imprimir Guia
Todos os pedidos médicos devem conter: justificativa médica (clínica/técnica), assinatura legível com registro do CRM/carimbo do solicitante, local e data.
A solicitação será avaliada pela equipe de auditoria médica, para fins de autorização ou não, conforme prazos definidos.
CONFIRMAÇÃO
A confirmação do exame deverá ser feita SOMENTE pelo credenciado que executará o procedimento.
Se o exame for realizado no mesmo local da consulta, este deverá ser CONFIRMADO pelo credenciado executante
Se o exame NÃO for realizado no mesmo local da consulta, o credenciado NÃO poderá confirmar a execução do procedimento.
Após a autorização do(s) exame(s), é necessário realizar a confirmação do atendimento em sistema.
Acesse: Exames e Terapias → Confirmação de Exames
1) Informe o número do cartão do beneficiário ou CPF do titular e avance.
2) Confira as informações e selecione o beneficiário. Clique em avançar para seguir com a confirmação.
3) Se houver mais de uma guia autorizada, ou parcialmente autorizada, selecione a que será confirmada e clique em avançar.
4) Selecione o procedimento que será confirmado e clique em avançar. Nesta etapa, se houverem mais de um procedimento autorizado, poderá ser selecionado apenas o que será confirmado no dia e os demais procedimentos continuarão disponíveis para confirmação.
Nessa etapa, se a guia tiver mais de um procedimento, fica a critério do prestador confirmar apenas um, dois ou todos os procedimentos disponíveis.
Para cada confirmação será gerado um novo número de guia.
Apenas a guia de confirmação é válida para FATURAMENTO.
5) Após conferir as informações, clique em avançar para prosseguir com a confirmação do procedimento.
Caso seja necessário a impressão da guia, clique em imprimir para posterior envio da guia de confirmação ao faturamento.
CANCELAMENTO
Para cancelar a guia de confirmação:
Acesse: Exames e Terapias → Cancelar Exames
1) Informe o número da guia e avance.
2) Informe o motivo do cancelamento e selecione os procedimentos que serão cancelados.
3) Após a conclusão do cancelamento será gerado um número de guia
** O vídeo sobre esse material encontra-se disponível na página
https://infoway.atlassian.net/wiki/spaces/UFMSSAUDE/…